Menino Maluquinho

            A mãe de um Garoto de 9 anos pediu que eu ouvisse a respeito das dúvidas que ela tem, no momento, como conduzir algumas questões do filho. A história dela, vai nos ajudar a refletir como a lógica médica tem transformado nossas vidas e, principalmente, a vida dos mais novos.

O garoto é inteligente e, na escola, produz bem. Suas notas são altas mesmo sem estudar nada em casa ou fazer as lições que a professora envia. A mãe quer que ele estude, faz o possível para que ele faça as lições, mas toda a paciência dela desaparece em minutos e eles terminam, invariavelmente, brigando quando ela se dispõe a acompanhar as tarefas do filho, pressionada que é pela a sociedade para que aja assim.

É que o garoto não para e nem presta atenção em nada: fica pulando de uma coisa para outra e, uma coisa que poderia fazer em minutos, arrasta pelo dia todo. É assim que ele se comporta na escola.

A mãe já foi chamada várias vezes pela professora e coordenadora por causa do comportamento agitado e ruidoso do filho. Da última vez, a escola sugeriu que ela o levasse a um médico e ela atendeu.

Saiu do consultório com um diagnóstico do filho e uma receita.

Ficou transtornada porque nunca considerou a possibilidade de um filho ter problemas médicos e foi à casa da mãe para desabafar. E ouviu o que a deixou agoniada. A mãe lhe disse que ela, quando era criança, era igual ao filho. Também foi uma criança muito ativa e barulhenta e que deu muito trabalho mas, naquela época, não se costumava dizer que isso era sinal de alguma doença.

Essa mulher é uma executiva de sucesso, disputada no mercado de trabalho e, segundo ela, uma de suas características profissionais que a impulsionou, é justamente conseguir fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. “Um traço meu, que meu filho parece ter herdado, nele é doença?”, perguntou ela.

Pois é, em outras épocas, crianças assim eram celebradas e não diagnosticadas. Quem leu o “Menino Maluquinho” deve se lembrar de como o Ziraldo o descreveu: “... Ele tinha o olho maior do que a barriga, tinha fogo no rabo, tinha vento nos pés, umas pernas enormes (que davam para abraçar o mundo) ...”.

De lá para cá, cada vez mais as crianças deixam de ser consideradas “crianças impossíveis” por causa de seu comportamento, como era visto O Menino Maluquinho, e passam a ser crianças doentes, portadoras de síndromes dos mais variados tipos e que precisam de tratamento.

O que não era considerado problema médico - insônia, tristeza, angústia, etc. – agora são doenças, transtornos, distúrbios, síndromes. A essa maneira de pensar é que chamamos de “Medicalização da Vida”, e no mundo todo há movimentos que resistem a esse estilo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há um dia – 11 de novembro – dedicado a luta contra a Medicalização da Educação e da Vida.

Por que a Educação está em destaque?

Porque nunca antes vimos tantas crianças diagnosticadas e tratadas, seja por “problemas de aprendizagem” como por características de comportamento.

É bom lembrar que o comportamento das crianças está em sintonia com o mundo em que nasceram, e que a aprendizagem humana é um campo muito complexo e diverso. Diagnósticos e tratamentos têm lidado com muito simplismo tais questões.

Que voltemos ter crianças mais impossíveis (que, com seu comportamento, alegram a casa, como o Menino Maluquinho) do que crianças consideradas doentes.

 

                                                                                                                                Rosely Sayão




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